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Dicas

15/03/2018

Está caro é o que você mais ouve? Aprenda a demitir um cliente

Está caro é o que você mais ouve? Aprenda a demitir um cliente

A maioria dos seus clientes conhece a qualidade dos seus produtos e sempre esbanja elogios para tudo o que você faz, mas sempre tem um ou outro que toda a vez que vai comprar, é aquela choradeira? Reclama do preço, pede para pagar depois (e nunca paga na data combinada), conta toda uma história para no final pedir – e as vezes até te convencer – a fazer em um preço mais barato ou em um prazo não usual? Você precisa aprender a demitir esse cliente.

Construir uma marca e um empresa sólida não é uma tarefa fácil, você precisa trabalhar muito, investir muito e se dedicar muito para pouco a pouco ver os seus sonhos se tornando realidade. E na medida em que você vai se especializando e crescendo alguns clientes podem não ser mais os clientes apropriados para o seu negócio e você precisa, sim, demiti-los.

Preto no branco: D.O.M x PF

A primeira vista pode parecer estranho dizer isso, mas pense, por exemplo, nos grandes restaurantes de São Paulo (sem falar em fast-food), os clientes do restaurante D.O.M do chefe Alex Atala, não são os mesmos do PF da esquina, são? Obviamente não. O D.O.M também não é um restaurante onde, nem mesmo a nata dos empresários paulistanos almoçam todos os dias, certo? Mas ele foi pensado para isso. Você consegue imaginar Roberto Justus almoçando no D.O.M? E no PF da esquina? 

Viu só? Cada comércio tem um público. Quem compra na Daslu não usa Avon e vice e versa e isso não é um problema. Na verdade a grande variedade de públicos é que possibilita a grande variedade de comércios e isso é absolutamente saudável. Ok, entendido isso, você precisa entender que tipo de confeitaria você está construindo e qual é o público-alvo que você está mirando. O céu é o limite. 

A questão é que para que haja uma homogeneidade entre o que você espera e trabalha a cada dia para construir e o que as outras pessoas acreditam que você tem, é necessário selecionar. Se você tem produtos cada vez melhores e mais elaborados, é natural que os preços acompanhem essa evolução, e aí, um cliente que não valoriza, ou não respeita essa evolução e esse trabalho não é um bom cliente para você porque ele sempre vai, naturalmente, te puxar para trás. Você vai ter mesmo que demitir ele.

Mas posso demitir um cliente?

Não é uma tarefa simples, mas dia a dia você vai lapidar o seu público assim como lapida o seu corpo de funcionários. Na verdade antes de demitir definitivamente um cliente, você vai criar mecanismos para que ele perceba que seu trabalho está mudando e oferecer-lhe chances de permanecer como seu cliente e ter benefícios pelo tempo de casa e fidelidade.

A conscientização dos clientes antigos

Essa conscientização vem com conversa mesmo. Cada vez que alguém disser que seus preços subiram muito, você pode – e deve – pontuar alguns motivos pelos quais isso tem acontecido. Fale dos cursos, das técnicas, da cozinha (que está se profissionalizando também e isso custa caro) e principalmente pergunte se ele tem percebido que os produtos têm melhorado a cada dia. A grande maioria só precisa de poucas conversas para compreender (e perceber) que você tem razão e os preços são justos e compatíveis com o resultado do seu trabalho.

Os clientes insistentes

Em um primeiro momento é normal que a alta dos preços e outros fatores sejam questionados, mas é comum que logo após algumas poucas explicações, esses episódios não se repitam mais. Se continuarem, você deve optar por demitir esse cliente e mesmo que seja seu amigo de longa data, você precisa começar a negar os descontos e os prazos longos para pagamento e não realizar serviços que sejam qualificados como inferiores ao valor pago. Quem diz que não vale o que paga, não vale a dor de cabeça. Demita os clientes que não evoluem e continue na rota que você traçou. O sucesso é um caminho que nem sempre se percorre com um sorriso no rosto. 


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